A cirurgia robótica foi licenciada para uso nos USA desde no ano de 2000 chegando ao Brasil em 2007. Apesar de todo esse tempo já transcorrido, as dúvidas sobre seu uso ainda são frequentes.

Explicaremos aqui algumas delas:

Como é realizada a cirurgia robótica?

O robo é uma máquina de alta tecnologia com quatro braços mecânicos aos quais , são acoplados três pinças e uma ótica. Essas pinças são introduzidas no paciente através de pequenos orifícios como nas cirurgias laparoscópicas.
O cirurgião opera sentado em um console que fica ao lado do paciente. Este console possibilita ao cirurgião ter uma imagem perfeita em 3D permitindo tbem o controle das pinças e da ótica de maneira muito precisa.

É um robô quem opera?

Não, o robô é apenas uma tecnologia usada para maior precisão na cirurgia. Ele é incapaz de realizar qualquer movimento ou sugestão de movimento . É o cirurgião que realiza toda a cirurgia manuseando pequenos “ joysticks“ acoplados ao console , comandando,desta maneira, os braços robóticos a realizarem os mesmos movimentos com grande precisão.

Quais as vantagens da cirurgia robótica?

• É uma cirurgia minimamente invasiva permitindo incisões bem menores que na cirurgia aberta e até mesmo que nas cirurgias laparoscópicas.

• A angulação de trabalho das pinças robóticas é de 360 graus permitindo realização de movimentos mais complexos com maior facilidade e melhor acurácia.

• A visão é tridimensional(3D) de alta qualidade e com grande nitidez de cores facilitando assim a identificação das estruturas e órgãos.

• **Imagem aumentada em até 15 vezes **tornando a abordagem cirúrgica milimetricamente precisa.

• Permite acesso aos órgãos da pelve com maior facilidade, fato de especial relevância para o tratamento do câncer de próstata e bexiga.

• Ergonomia – Posição do cirurgião sentado no console permite maior conforto, menos desgaste e melhor concentração, especialmente em cirurgias mais longas.

Dr. Marcos Gennari
Dr. Marcos Gennari