O que é o câncer de Próstata?

É um tumor maligno que afeta a próstata (glândula do sistema reprodutor masculino situada na base da bexiga).

O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente nos homens depois do câncer de pele e é uma das principais causas de morte por neoplasia masculina.

Quais são os sintomas de câncer de Próstata?

O câncer de próstata é assintomático na quase totalidade dos casos causando sintomas apenas em suas fases mais tardias quando os ossos já foram acometidos (geralmente ossos da coluna, fêmur e bacia). Nesta fase, de metástases, os gânglios da região abdominal também costumam estar invadidos e a doença torna-se mais agressiva e de difícil cura

Por estes motivos que o diagnóstico do câncer de próstata ainda em suas fases iniciais, através de exames de rotina, é de fundamental importância.

Como é feito o Diagnóstico de Câncer de Próstata ?

Devido ao caráter assintomático desta doença, o exame físico da próstata, através do toque retal, bem como o exame de PSA, são considerados fundamentais na investigação inicial desta patologia.

O diagnóstico definitivo do câncer de próstata é dado pela análise da biópsia do órgão, comumente realizada por ecografia.

O exame de ressonância magnética multiparamétrica da próstata tem se mostrado uma ferramenta bastante útil nesta fase. Este exame, além de auxiliar no estadiamento da doença, pode diferenciar casos de uma simples inflamação da próstata, dos casos de câncer, evitando assim biópsias desnecessárias.

Outros exames com cintilografia óssea tomografia e PET de PSMA são usados para estadiamento nas diversas fases da doença.

Como é o tratamento do Câncer de Próstata?

O tipo tratamento vai depender do estágio em que se encontra a doença no momento do diagnóstico.O tratamento inicial pode ser cirúrgico ou radioterápico.

O grau de agressividade do tumor é um dos principais fatores da indicação do tratamento podendo-se, até mesmo, optar-se por acompanhamento (vigilância ativa) ao invés de cirurgia ou radioterapia, nos casos onde a biópsia mostrar tumores pouco agressivos.

O tratamento cirúrgico poderá ser por cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica ou cirurgia auxiliada por robô. Atualmente, em nosso meio, há uma maior tendência do tratamento pela cirurgia laparoscópica ou a robótica.

Os trabalhos atuais mostram pequenas vantagens quanto aos distúrbios de ereção, incontinência urinária e volume de sangramento a favor da cirurgia robótica, embora os resultados oncológicos ainda permaneçam semelhantes.

Dr. Marcos Gennari
Dr. Marcos Gennari