O que é o Câncer de bexiga?

Como todo o câncer, trata-se de um crescimento desordenado, rápido e contínuo das células que compõem o tecido da bexiga. O mais comum é o carcinoma urotelial. Dependendo do seu grau de agressividade, pode haver rápida disseminação das células malignas para outros órgãos, dificultando o tratamento curativo.

Quais são os sintomas de câncer de bexiga?

O sangue na urina (hematúria) é um sinal muito presente, podendo ocorrer de maneira macroscópica ou apenas sendo percebida pelo exame laboratorial. Porém, tumores em sua fase inicial dificilmente causam sangramentos. Por isso, outros sintomas como desconforto na bexiga, frequência urinária aumentada, ardência miccional, embora inespecíficos, devem ser valorizados para o diagnóstico do tumor de bexiga.

Como é feito o diagnóstico do câncer de bexiga?

Exames de imagem como ecografia e tomografia são muito efetivos para identificação dos tumores bem como seu nível de infiltração na parede da bexiga.

A cistoscopia é fundamental para coleta da biópsia da bexiga e inspeção interna de toda o órgão.

A biópsia da bexiga nos dá o diagnóstico definitivo, definindo também o grau de agressividade da doença.

Como é o tratamento de câncer de bexiga?

O tratamento da neoplasia da bexiga se faz de acordo com o estágio da doença, idade e nível de saúde do paciente. Assim, a RESSECÇÃO TRANSURETRAL (RTU) do tumor é o procedimento inicial mais realizado.

Dependendo do grau de agressividade tumoral pode haver necessidade da associação se outros tratamentos como a QUIMIOTERAPIA INTRAVESICAL ou até mesmo a CISTECTOMIA RADICAL nos casos onde a doença já comprometeu todas as camadas da bexiga.

Dr. Marcos Gennari
Dr. Marcos Gennari