O que são cálculos renais?

Durante a formação da urina pode haver uma concentração exagerada de determinados sais no interior dos rins , mais especificamente no cálices renais . Isto pode causar sua aglutinação e formação de pedras de diversas composições e graus de dureza. Estes cálculos podem ser únicos ou múltiplos , atingindo um ou ambos os rins . A presença de infecções urinárias pode aumentar a velocidade de seu crescimento formando uma massa de cálculos que costuma ocupar uma grande parte ou totalmente o interior dos rins , são os CÁLCULOS CORALIFORMES.

Quais são os sintomas?

Via de regra os cálculos renais são totalmente assintomáticos podendo permanecer em crescimento dentro dos rins por anos sem serem percebidos. No entanto, podem se deslocar para

o ureter a qualquer momento, causando obstrução à drenagem de urina e originando , de imediato, dores súbitas, intensas geralmente associadas a náuseas/ vômitos, localizadas nas costas ,com irradiação para flanco e órgãos genitais. São as conhecidas CÓLICAS RENAIS, que respondem por uma boa parcela dos atendimentos de pronto-socorros.

Outros sintomas podem cursar com INFEÇÕES URINÁRIAS de repetição por albergarem bactérias dificultando o tratamento das mesmas.

A inflamação silenciosa do parênquima renal , as chamadas PIELONEFRITES CRÔNICAS, também pode ocorrer devido à presença dos cálculos, causando uma perda potencial da função do rim acometido.

Como é feito o diagnóstico de cálculo renal ?

Na grande maioria das vezes o diagnóstico é realizado ao acaso, por ocasião de uma ecografia abdominal de rotina. Em outras situações, as CÓLICAS RENAIS, ocorridas pela migração de um cálculo para o ureter, podem levar ao diagnóstico.

A UROTOMOGRAFIA é,atualmente, o exame padrão ouro para o diagnóstico dos cálculos renais, com especial vantagem no caso destes estarem deslocados para posição ureteral . Este exame mostra com precisão a posição ,o tamanho e o grau de dureza do cálculo, bem como sua repercussão no rim acometido.

As INFECÇÕES URINÁRIAS de repetição podem ser outro sintomas presente em especial na presença de cálculos CORALIFORMES .

Os exames de rotina ,com uma simples ecografia mostram-se muito importantes para o diagnóstico dos cálculos renais tendo em vista que , embora na grande maioria das vezes sejam assintomáticos , representam um potencial de alta morbidade para o paciente.

Como é o tratamento do cálculo Renal?

Fatores como tamanho do cálculo, sua posição no rim ou no ureter , presença ou não de infecção urinária e o grau de acometimento do parênquima renal são as principais informações que definirão o melhor tratamento para o paciente acometido. A idade , estado de saúde atual e o grau de dureza do cálculo também podem ajudar na escolha da melhor conduta.

A urologia moderna dispõe de um vasto arsenal de métodos de tratamento que poderão ser aplicados na individualidade de cada caso apresentado, em especial no que concerne ao tamanho e posição dos cálculos.

Via de regra , para os cálculos ureterais impactados, a URETROSCOPIA à LASER é a mais utilizada obtendo uma alta eficácia na resolução dos eventos.

No caso de cálculos em posição intrarrenal a LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA e a URETERORRENOLIROTRIPSIA FLEXÍVEL à LASER se apresentam como melhor opção para pedras de até 1,5 cm.

Na presença de cálculos intrarrenais maiores que 2cm a NEFROLOTOTRIPSIA PERCUTÂNEA , embora mais invasiva, mostra-se mais vantajosa que os demais métodos .

Por fim, vale salientar a importância da individualização do tratamento mais adequado para cada paciente, de acordo com seu estado de saúde e as diversas apresentações desta patologia.

Dr. Marcos Gennari